quinta-feira, 29 de maio de 2014

Nova Seção no Ar! Tô em Outra [Entrevista]


Para comemorar os dois anos do grupo, mensalmente publicaremos entrevistas com pessoas do meio cultural. Para abrir com chave de ouro essa seção, entrevistamos Leandro Oliva atualmente sócio-fundador da empresa Ideia.SP Projetos Sociais, Artes e Eventos e Conselheiro do grupo.

Quem é Leandro Oliva?

Leandro Oliva, 39 anos, nasceu e cresceu em São Paulo, é sócio-fundador da empresa Ideia.SP Projetos Sociais, Artes e Eventos , por meio da qual dirige projetos sociais como o Projeto Social PALCO - Projeto Para Arte, Lazer, Cultura e Orientação (presente nas zonas oeste, norte e sul da cidade de São Paulo), ministra workshops de fortalecimento e desenvolvimento de equipe em organizações sociais e empresas e assessora eventos e produções artísticas. Bacharel em Administração de Empresas com especialização em Marketing pela Universidade Mackenzie, formou-se em teatro pelo Célia Helena Teatro Escola, teve experiência em dança com Ivaldo Bertazzo, danças brasileiras com Antonio Nóbrega, sapateado Americano com Kika Sampaio e danças de salão com Jaime Arôxa. Os estudos em fotografia tornaram esta arte um de seus hobbies. Como arte-educador, atuou na Casa do Teatro, Célia Helena Teatro Escola, cursos livres da FAAP, Fundação Gol de Letra, SENAC e Instituto Laramara. De 2001 a 2013 participou como educador, coordenador cultural e coordenador geral do Programa Social Vizinho Legal, programa de Responsabilidade Social da empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Nos últimos anos, estudou Gestão para Organizações da Sociedade Civil na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e no IGESC/FIA/USP. Em artes sua atuação mais recente foi a Preparação Corporal do espetáculo teatral "A Toca do Coelho", direção de Dans Stulbach, com Maria Fernanda Cândido, Reynaldo Gianecchini, Selma Egrei e outros, em 2013.

O que te levou a entrar em um Projeto Social?

A VONTADE DE CONTRIBUIR PARA UM MUNDO MELHOR, COM MENOS DESIGUALDADES SOCIAIS, INJUSTIÇAS, DESESPERANÇA E MAIS OPORTUNIDADES PARA TODOS, REALIZAÇÕES, SONHOS E TRANSFORMAÇÃO. 

O que é Responsabilidade Social para você? 

É UM CONJUNTO DE POSTURAS, COMPORTAMENTOS, AÇÕES - PAUTADOS EM VALORES ÉTICOS E TRANSPARENTES - QUE VISAM O BEM-ESTAR COLETIVO, O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, A MELHORIA DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE VIVEMOS. 

Porque hoje se pensa muito no jovem em projetos sociais? 

 PORQUE O JOVEM É A FORÇA MOTRIZ DE UMA SOCIEDADE, COM SUAS PAIXÕES, SONHOS, ANGÚSTIAS, GARRA, CORAGEM E PERSEVERANÇA.

 O que você acha dos projetos liderados por jovens?

FICO EMOCIONADO DIANTE DE PROJETOS LIDERADOS POR JOVENS, SÃO REPLETOS DE OUSADIA, DE NOVOS FORMATOS, DE INOVAÇÃO, CHEIOS DE VONTADE E, REALMENTE, FAZEM A DIFERENÇA E TRANSFORMAÇÃO NAS VIDAS TANTO DESTES EMPREENDEDORES QUANTO DOS PÚBLICOS ESCOLHIDOS POR ELES. 

 O que o teatro representa na vida de uma criança ou jovem, pensando na tua experiência com diversas cias? 

A PARTIR DA MINHA EXPERIÊNCIA COM TEATRO NA ADOLESCÊNCIA E CONTATO COM ALGUMAS INICIATIVAS NESTA ÁREA VEJO ESTA ARTE COMO UM POTENTE E TRANSFORMADOR MEIO DE EXPRESSÃO, DE FORTALECIMENTO DE INÚMERAS CAMADAS DO SER HUMANO, DO AUTOCONHECIMENTO, AO RELACIONAMENTO FAMILIAR, SOCIAL E OLHAR PARA O MUNDO. 

Você acha que teatro é só para quem quer ser ator? 

DE MANEIRA ALGUMA. TEATRO E TODAS AS ARTES NOS DESENVOLVEM SEMPRE, SÃO INDICADAS PARA TODAS AS PESSOAS EM TODAS AS IDADES. SÓ FAZEM BEM. NÃO HÁ CONTRA-INDICAÇÃO. 

Você já assistiu o espetáculo Das Ruas um Orfeu de Mochila? O que acha da montagem? 

ASSISTI VÁRIAS VEZES! TENHO ORGULHO DESTE PRIMEIRO TRABALHO DESTA CIA INDEPENDENTE! SONHO SONHADO E SONHO REALIZADO! EM 2007 QUANDO FIZ O PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO DO PROGRAMA SOCIAL VIZINHO LEGAL, VISLUMBRAVA NÚCLEOS INDEPENDENTES FORMADOS POR JOVENS DAS MAIS DIVERSAS ARTES. A TÔ EM OUTRA MOSTROU QUE AQUELE SONHO ERA POSSÍVEL, HOJE É UMA REALIDADE, O JAGUARÉ TEM UM GRUPO JOVEM DE TEATRO. SOBRE A MONTAGEM: CONSIDERO OUSADA, DINÂMICA, FORTE E BELA! 

Você gosta de teatro de rua? O que pensa? 

GOSTO MUITO, SEMPRE GOSTEI, FOI ASSIM QUE COMECEI TAMBÉM NOS TEMPOS DE ESCOLA DE TEATRO. PERFORMANCES NAS PRAÇAS DE SÃO PAULO E INTERIOR, PASSÁVAMOS O CHAPÉU, LEVANTÁVAMOS O CENÁRIO QUE CAÍA COM O VENTO EM PLENA AV. PAULISTA OU LARGO DO CAMBUCI, MAS O QUE TÍNHAMOS A DIZER, A SEDE DE MUDAR A REALIDADE POR MEIO DA ARTE, A EXPERIÊNCIA ÚNICA, A AMIZADE E O PRAZER DE ESTAR COM O PÚBLICO SEMPRE NOS MOVERAM. O COLETIVO, O IMPROVISO, O EFÊMERO. SOBRE O TEATRO DE RUA DA TÔ EM OUTRA: VÊ-LOS ADAPTAR O MITO DE ORFEU PARA A REALIDADE DE COMUNIDADES PERIFÉRICAS, FALAR DE AMOR, MAS TAMBÉM DE HIPOCRISIA, DE MANIPULAÇÃO, DE INJUSTIÇA, NA RUA, COM MÚSICA, SORRISOS E POESIA É SURPREENDENTE PARA QUEM OS ACOMPANHA DESDE 2004 - QUANDO A MAIORIA TINHA 10 ANOS DE IDADE - E SEMPRE OS APLAUDIU DENTRO DE TEATROS CONVENCIONAIS OU ESPAÇOS PÚBLICOS. PARA MIM É O MÁXIMO VÊ-LOS, DURANTE ESTES DOIS ANOS, TOMAREM AS RUAS DAS COMUNIDADES ONDE MORAM, OCUPAREM ESPAÇOS EM ZONAS RURAIS, COLÉGIOS PARTICULARES E FESTIVAIS! É O JOVEM COM A SUA VOZ, CORAÇÃO E AÇÃO SE TRANSFORMANDO E TRANSFORMANDO A REALIDADE AO SEU REDOR.

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Ivana,e achei sua estória interessante.Sou socióloga e tudo que diz respeito o sicial sou apaixonada.Trabalho com projetos sociais e cabei de fazer incluindo crianças,adolescentes,jovens e idosos,e nao tenha dúvida que acho o teatro aliberdade de expressão,movimetar o corpo éfundamental p/o ser humano liberar tdo que for de ruim e bom....Muito interesante seu trabalho.Se fosse aqui no Rio iria visitar.Um grande abraço..

    ResponderExcluir